Overblog
Edit post Follow this blog Administration + Create my blog
dicasviolao.over-blog.com

Tipos de Violão parte 02

curso de violão online

 

Os acabamentos catalisados ​​não levam semanas para secar, então eles funcionam especialmente bem na produção da fábrica. Os acabamentos mais catalisados ​​são mais gentis para a atmosfera porque não requerem tanto solvente para aplicação. Não é necessário entender a química do processo de cura para saber como viver com uma guitarra terminada com um polímero catalisado.

As características mais importantes que todos esses acabamentos têm em comum são suas propriedades físicas, uma vez que fazem parte de uma Violão. Uma vez curado, não há solvente que dissolva o acabamento. Isso significa que o acabamento não é susceptível de ser danificado por qualquer agente de limpeza e não reagirá ao contato de pele ou vinil. Um acabamento polimérico catalisado pode ser aplicado muito mais grosso sem fendas, por isso é ideal para instrumentos baratos, onde pode haver imperfeições superficiais para preencher o processo de acabamento.

Os acabamentos de polímero catalisados ​​funcionam muito bem em Violão finas, também, porque podem ser aplicadas na mesma espessura e polidas, tal como lacas tradicionais. O acabamento de polímero é muito mais resistente aos riscos do que a laca ou a laca, e raramente fissuras ou manchas com mudanças abruptas de temperatura. Um acabamento polimérico aplicado e polido de forma sensível parece exatamente com laca e não inibe o tom de uma guitarra.

A má notícia é que os acabamentos de polímeros não são facilmente reparados. Para fazer um ótimo acabamento, é necessário suavizar ou dissolver o acabamento original. Isso simplesmente não é possível com acabamentos de polímero, então os melhores retornos serão sempre mais visíveis, mesmo na luz refletida. Como você pode saber o que acabou em sua guitarra?

É melhor pedir ao fabricante, porque é praticamente impossível dizer observando. Seu especialista em acabamento de Violão local pode testar o acabamento com solventes para determinar sua composição e verificar sua adequação para reparo. Praticamente todas as fábricas asiáticas usam acabamentos poliméricos catalisados, assim como muitos dos produtores americanos modernos, como Taylor, Ovation e Tacoma. Martin usa um acabamento de polímero catalisado em muitos dos seus estilos com preços mais baixos.

Os modelos Martin de ponta geralmente possuem laca nos corpos e acabamento de polímero catalisado nos pescoços. Gibson usa laca tradicional de nitrocelulose em todas as suas guitarras acústicas.

Pequenas fábricas de "boutique" também podem usar polímero catalisado, mas a maioria termina Violão com laca. Santa Cruz, Collings, Goodall e muitas outras pequenas lojas ficam orgulhosas de sua capacidade de alcançar uma superfície polida quase perfeita com laca de nitrocelulose.

não é apenas aprender tocar violão mas sim entender como é feita sua pintura

A maioria dos luthiers individuais ainda usam laca de nitrocelulose, em parte porque é o acabamento tradicional de uma guitarra plana fina e, em parte, porque a tecnologia de aplicar acabamentos catalisados ​​é mais adequada para uma configuração de fábrica. Assim como o polimento francês quase desapareceu à medida que a laca se tornou o acabamento padrão, estamos vendo laca dando lugar aos acabamentos catalisados ​​modernos.

Enquanto os instrumentos vintage forem muito apreciados, teremos praticantes das técnicas de acabamento "obsoletas", não só na restauração, mas também na construção de instrumentos tradicionais exóticos

Share this post
Repost0
To be informed of the latest articles, subscribe:
Comment on this post